Quanto a lavoura irá produzir?

Essa é uma pergunta que não sai da cabeça do produtor rural. Nessa constante busca por altos tetos produtivos, é interessante ter à disposição informações que nos ajudam a tomar decisões e planejar o manejo da cultura, logística, comercialização e uma expectativa de lucro da nossa atividade.

Hoje, vamos aprender como estimar a produtividade da soja.

Para essa estimativa é fundamental o conhecimento de três componentes da cultura da soja: população de plantas por hectare, número de vagens por planta e o peso dos grãos por vagem. Vamos então, ver passo a passo como fazer esse cálculo:

1 - Contar o número de plantas por área

Para isso, vamos medir 10 metros em uma linha ou 2,5 metros em 4 linhas, contamos o número de plantas dentro dessa distância e dividimos o resultado por 10 para obtermos o número de plantas por metro linear. Faça isso em diversos pontos do talhão, para obter um resultado mais próximo a realidade. Para obter o número de plantas por hectare, divida o número de plantas por metro linear pelo espaçamento entre linhas em metros, e multiplique por 10.

Exemplo: em uma lavoura com 12 plantas/metro linear e 0,45 m de espaçamento entre linhas, vamos ter em torno de 266,7 mil plantas por hectare.

2 - Calcule a média de vagens por planta

Conte o número de vagens em 10 plantas consecutivas na linha de plantio e divida o resultado por 10. Faça isso em diversos pontos do talhão, assim, você terá resultados mais confiáveis.

Exemplo: em 10 plantas foram contadas 300 vagens, portanto, temos uma média de 30 vagens por planta.

3 - Calcular o número de grãos por vagem

Em média, uma vagem apresenta em torno de 2 a 3 grãos. Para avaliações mais assertivas, o ideal é contar o número de grãos por vagens na lavoura mesmo. O resultado desse valor deve ser dividido pelo número de vagens contadas.

Exemplo: em 50 vagens contamos 130 grãos, o que corresponde a 2,6 grãos por vagem.

4 - Calcular o PMG (peso de mil grãos)

No geral, o PMG de grãos de soja fica entre 140 e 220 gramas/mil grãos. Para fins de cálculo, vamos utilizar o valor de 180 gramas/mil grãos.

5 - Estimar a produtividade

Para o cálculo, vamos usar a seguinte fórmula:

(plantas/ha (mil/ha) x nº de vagens por planta x nº de grãos por vagem x PMG (g) / 60000

Exemplo: (267 x 30 x 2,6 x 180) / 60000 = 62,48 sacos/ha.

Ou seja, com base nos dados que vimos antes, temos uma estimativa de produtividade de 62,48 sacos por hectare. Lembramos que fatores como clima, ataque de pragas e doenças, entre outros problemas podem reduzir nossa produtividade. Portanto, escolha áreas representativas do talhão, para aumentar a assertividade dos seus resultados.

Gostou? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!

WhatsApp bit.ly/dronagro

(55) 9 9682 8530

dronagro.adm@gmail.com